terça-feira, 21 de abril de 2009

Racismo e Xenofobia na Alemanha

O racismo e a xenofobia não são problemas do cotidiano alemão, mas não podem ser tratados como problemas secundários.

O dia 21 de março é o Dia Internacional para Eliminação do Racismo, desde o dia até o final do mês ocorream protestos em toda Alemanha contra o racismo, antissemitismo e xenofobia. Em resposta, o governo alemão aprovou um plano nacional de ação contra esses problemas. Que possui vários programas e leis relacionados à democracia, tolerância e integração. Muitos elogiaram o plano mas ele também recebeu críticas, como a do Instituto Alemão de Direitos Humanos, que disse que ele não é muito especifico.

O estudo encomentado pelo Ministério do Interior mostra que um a cada sete estudantes do ensino fundamental acha que tem estrangeiros demais na Alemanha.

Um comentário:

Maria de Fátima Araújo-Schramme disse...

Olá,
Estou passando por uma situacao extremamente degradante, e já procurei tudo que está ao meu alcance para tentar resgastar minha dignidade humana, 3 anos após o casmento , em uma viagem
para cá, sem me consuktar ou qualquer coisa, eu falou que queria fazer sexo com meu amigo gay, e que eu ficasse olhando. eu fiquei chocada, nem sabia o que falar, só disse que eu nao faria daquilo.voltamos para a Alemanha , mas aí já estava claro que eu tinha sido usada , nada mais que isto.comecei a passar por um estado de sofrimento cerebral insuportável, eu nao era mais eu. eu viva dentro de uma sala e nunca saía. Nunca tive um amigo, nunca recebemos ninguém em casa. Ele nunca deixou a casa dos pais , que controlavam todos os meus horários, e sempre reclamavam de mim. Eu nao percebia , o grau de xenofobia e discriminacao racial que sofria. Mas fiquei e continuo muito doente.Até que a um ano atrás eu fiquei sabendo que minha filha mais velha estava com Escleroce Múltipla, eu enlouqueci, nao dormia nao comia, me ajoelhava aos pés dele pedindo pra vir , pois nunca tive uma conta bancária, ou dinheiro.Seis meses depois ele me deu uma passagem comprada com um dia de anteced1encia , só de vinda , e no aeroporto me deu 5 Euros e 3 cigarros., Eu pude trazer nada que me pertencia mesmo antes do casamento, e ao completar seis meses que eu estava aqui , ele falu em separacao. mas se nega que eu volte a casa, mesmo que seja para buscar minhas coisa e darmos entrada a separacao. a qual ele se nega pois o fato de ser casado lhe dá benfícios estras, ele inclusive recebe mais, e ele fez um seguro de vida em meu nome. Devo ter digitado muitas palavras erradas. Mas eu nunca poderia supor que pudesse ou que alguém pudesse passar por tamanha xenofobia. è muito doloroso para mim falar sobre isto. O pior ´que tendo cidadania Alema, já tentei de todas as formas nos consulados e Embaixaidas aqui , várias intuicoes , e todos me dizem que tenho que estar lá para ser ajudada. tenho todos os documentos comprobátorios , e mails para O voce e a consul do Brasil, que simplesmente lamnetou a minha situacao. Entao eu perguntei se um marido colocara a esposa como um lixo para fora de casa , se negar ajudar, é legal na Aalemanha, Ela nunca mais me respondeu. è com muita tristeza e constragimento que venho pedir ajuda, para que seja divulgada a extrema xenofobia com a qual fui tratada, e para meu espanto , as autoridades, também nao se importam se uma mulher saúdavel tenha voltaldo ao seu país , em um momento de exteemo sofrimento por causa da minha filha, doente , muito doente fisíca e mentalmente por conta da discriminacao racial, , aos olhos deles sou menos que lixo, e eu nunca poderia imaginar o real significado da palavra xenofobia. Pela minha dignidade de cidada brasileira, e sem ao menos imaginar que alguém possa ser tradada desta forma. Eu preciso com muito sofrimento fazer esta denúncia