quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pratos típicos das regiões

Baviera

Salsicha branca com mostarda doce e Brezel (Pretzel) são muito comuns e são encontrados em quase todos os restaurantes da Baviera.

Também são comuns carne de porco assada com uma crosta crocante (Schweinsbraten) e panquecas de batata servidas com purê de maçã e salada de repolho.


Hessen

Handkäs mit Musik (queijo moldado a mão), Pfannkuchen mit Räucherlach (panquecas recheadas com salmão defumado servidas com molho verde) são pratos típicos.


Sudoeste

As comidas típicas são batatas, salsichas, carnes, peixes, legumes e verduras.

A carne de veado de Baden-Baden e a pizza alemã com bacon e cebola (Flammkuchen) são as comidas mais típicas.

Na fronteira com a França a culinária recebe influência francesa, do estado da Alsácia.


Nordeste

Ela sofre influência da Polônia, com receitas como o Königsberger Klopse (almôndegas de carne em molho de raiz forte, limão e alcaparras).

Berlim possui pratos típicos, como o Eisbein, (joelho de porco cozido) e Boulette (almôndega grande de carne servida com pão branco e mostarda). Nos estados de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e Brandemburgo são consumidos vários tipos de peixes, como lúcios, percas e trutas frescas.


Norte e noroeste

Esses estados são próximos ao mar, por isso, há muitos pratos feitos à base de peixes, mariscos e camarões miúdos.

O Matjes, feito de filé de arenque temperado com vinagre, sal, louro e cebola, é muitos comum. Uma das sobremesas tradicionais é a Rote Grütze (geléia de frutas vermelhas).


Leste

Salsichas e outros embutidos são oferecidos em todos os tipos e formas – defumados, salgados, cozidos etc. As confeitarias vendem sobremesas como o Baumkuchen (bolo de mil lâminas feito a mão).

Nenhum comentário: